Nem tudo o que vive na água é peixe, certo? Mas tem um monte de bicho que a gente pensa que não é peixe e, na verdade, é!!! Tubarão, cavalo-marinho e raia são exemplos de animais que poderiam nos deixar na dúvida, mas os ictiólogos garantem: eles são peixes.
Os peixes representam importante fonte de alimento desde o começo da humanidade. São ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas. Também desempenham um importante papel no controle biológico, por exemplo, das larvas aquáticas de mosquitos que transmitem a malária.
Ao andar nas areias de uma praia ou fazer um passeio de barco, talvez você tenha observado como o mar está sujo. São restos que as pessoas deixam, como plásticos e latas. Ou, então, manchas escuras que invadem as águas azul-esverdeadas. Será que ninguém faz nada para que os mares não fiquem poluídos?
A realidade dos peixes, os vertebrados que apresentam o maior número de espécies, não está muito animadora. A interferência do homem nos habitats naturais, o crescimento das cidades e maior produção de lixo a contaminação das águas por lixo e componentes químicos vem causando sérios problemas aos animais aquáticos e ao próprio homem.
Um exemplo disso pode ser visto com a diminuição da oferta de pequenas espécies de peixes que servem de alimento aos tubarões. Cientistas acreditam que a poluição das águas e a destruição de alguns habitats naturais acabam reduzindo a quantidade de muitos peixes. Sem alimentos, os tubarões termimam por procurar alimentos em outros lugares como prais freqüentadas por banhistas.
O aquecimento global também vem prejudicando fortemente o desenvolvimento dos peixes. Não somos só nós, seres humanos, que sofremos com os impactos da radiação ultravioleta (UV) no corpo. Os raios solares também fazem mal aos peixes, segundo comprovou estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Danos ao material genético, queimadura do tecido epitelial e possível prejuízo à continuidade da espécie estão entre os efeitos maléficos que a exposição contínua aos raios UVA e UVB pode causar a esses animais. O aquecimento global e o desmatamento agravam a situação, pois permitem que a radiação atinja os corpos hídricos de forma cada vez mais intensa.
A sobrevivência das espécies de peixes não está ameaçada apenas pelos problemas ambientais. A pesca predatória também ameaça de extinção diversas espécies.
Vamos conhecer a realidade dos peixes estudando os Mini-casos abaixo!!!
Os peixes estão precisando de protetor... solar?
Corram! Tubarão na água!
A poluição põe em risco espécies!
O homem como predador.
Voltar para os casos
0 comentários:
Postar um comentário