| |
Comentários Temáticos Cientistas acreditam que a poluição e a destruição de alguns habitats tenham reduzido a quantidade de muitos peixes. Sem alimentos, os tubarões teriam procurado outros lugares como prais freqüentadas por banhistas. Você sabia que os tubarões desempenham um papel fundamental nos oceanos? Como estão no topo da cadeia alimentar, eles promovem o equilíbrio populacional nos oceanos, evitando o aumento exagerado das espécies. Além disso, como são carniceiros ‐ assim como os urubus na terra, que consomem carniças e contribuem para a higiene do ambiente em que vivemos ‐, os tubarões comem os animais doentes, feridos ou mortos e tratam da limpeza dos oceanos. | Projeto Casos Mini-casosSaiba mais Clicando nos links abaixo! Revista Ciência Hoje para Crianças Ataques de tubarão em RecifeSer amigo de tubarão é possível?Onde nascem os tubarõesTubarões à VistaProjeto Tubarões do Brasil Protuba |
O tubarão sempre viveu no mar, quietinho (o mar é o lar dele!), está no planeta Terra a muito mais tempo do que a raça humana.
Ataques de tubarão não são um problema recente. Existem desde que o primeiro homem resolveu banhar-se nas águas do mar, habitat e território dos tubarões. Ainda não se sabe ao certo porque tubarões atacam. Acredita-se que na maior parte das vezes os ataques ocorram por engano, isto é, o tubarão ataca o ser humano por confundi-lo com uma presa regular do seu hábito alimentar (Myrberg e Nelson, 1991). É por esse motivo que na maioria dos casos os tubarões soltam suas vítimas após o ataque, afastando-se da área. Tanto assim que as mortes ocorrem quase sempre por hemorragia e não por serem as vítimas devoradas (Chovan e Crump, 1990). Ataques podem ainda acontecer pelos tubarões sentirem-se ameaçados pela presença humana ou ainda em defesa de seus territórios (Springer e Gold, 1989).
Peixes temidos, os tubarões causam pânico por onde passam. Filmes e até uma trilha sonora que sinaliza a presença desses animais fizeram sucesso no cinema. Basta ouvir um som que parece um “tum, tum, tum, tum” e logo alguém grita: TUBARÃO! Mas será que há razão para tanto medo?
Recife vem sofrendo com frequentes ataques de tubarões e isso não é por acaso.
Vários fatores relacionados à ação direta do homem estão contribuindo para essa freqüência.
Um projeto chamado Tubarões no Brasil (Protuba) quer mostrar que não. Dirigido pelo biólogo marinho Marcelo Szpilman e gerenciado pelo Instituto Ecológico Aqualung, tem o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam melhor os hábitos desses animais marinhos e percebam como é importante preservar os tubarões existentes no nosso país.
Preservar tubarões? Pois é. Os tubarões não são tão terríveis e perigosos como se vê no cinema ou nas reportagens dos jornais. Eles desenpenham um importante papel na cadeia alimentar. Duro é convencer as pessoas disso e ainda conseguir colaboradores pela sobrevivência desses animais.
Que grande parte dos tubarões vivem em ambientes de fraca visibilidade? Coma visão comprometida seus outros sentidos são mais adequados a estas condições. Sabia que alguns tubarões conseguem detectar uma gota de sangue em 25.000 litros de água? Sabia ainda que os tubarões: - ouvem a mais de 1000 m? - cheiram até 1000 m? - detectam vibrações pela linha lateral até 100 m? - vêem menos de 100 m? - detectam sinais eléctricos até 1 m? - estabelecem contacto e provam a presa? |
Hoje, existem 88 espécies no Brasil, sendo que 33 delas correm risco de extinção. Para tentar mudar essa realidade é que o projeto Tubarões no Brasil está aí.
Como estão no topo da cadeia alimentar, os tubarões promovem a ordem e mantém o equilíbrio populacional nos oceanos. Comendo certos animais, eles evitam o aumento exagerado de algumas espécies. Por serem carniceiros ‐ assim como os urubus na terra, que consomem carniças e contribuem para a higiene do ambiente em que vivemos ‐, os tubarões se alimentam dos animais doentes, feridos ou mortos e tratam da limpeza dos oceano.
Visite o Site do Projeto Tubarões do Brasil PROTUBAEscolha uma espécie de tubarão em extinção e faça uma pesquisa sobre o ambientenatural dessa espécie. Identifique quais problemas essa espécie está enfrentando para se desenvolver. Com os dados coletados faça uma redação sobre o tema. | Visite a VIRTUS TV! e veja o Trailler do Filme "Tubarão"Na VIRTUS TV! você poderá ver o Trailler do Filme "Tubarão". Parra ssistir basta clicar no botão acima. Na tela que irá aparecer, clique em "Assistir TV!". Pronto! A VIRTUS TV! vai surgir na sua tela com um menu de cais e um controle remoto. Bom filme! |
|
Quer assinar o nosso Podcast? |
Ouça a Música Tema do Filme "Tubarão"! Para ouvir Clique em Play! | Aqui você terá mais informações em áudio sobre os tubarões. |
| |
Referências:
Revista Ciência Hoje das Crianças
Ser amigo de tubarão é possível? - Por: Cathia Abreu (Ciência Hoje das Crianças 06/01/05)
Ataques de tubarão em Recife - Por: Pedro Gomes Ribeiro (Especial para a Ciência Hoje das Crianças 08/06/04)
Onde nascem os tubarões - Por: Cathia Abreu (Ciência Hoje das Crianças 03/09/04)
Tubarões à vista - Por: Carolina Benjamin (Ciência Hoje On-line 18/03/04)
Site com curiosidades e informações adicionais.
0 comentários:
Postar um comentário